Quem precisa de sangue depende da generosidade da população. Isso porque não existe nenhum medicamento que substitua a doação ou uma forma de fabricar sangue. Nesse contexto, é fundamental que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de ajudar.
Para alertar as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil existe a campanha Junho Vermelho. O movimento visa envolver governo e população para aumentar os bancos de sangue no país.
Se todos entendessem a importância da doação contínua, raramente os postos de coletas teriam seus estoques em escassez, fato que sempre está em vigência.
Em junho contamos com a campanha Junho Vermelho – Mês de Conscientização para a Doação de Sangue, que visa salientar a grande importância da doação contínua de sangue. Quando dizemos o termo contínuo, queremos ressaltar que o ato de doação deve ser realizado sempre, respeitando as regras para a sua saúde referentes à doação, e não apenas quando um ente querido ou algum conhecido precisa.
Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.
A campanha Junho Vermelho percorre por todo território nacional com palestras, materiais impressos e nas mídias sociais. Caso encontre alguma divulgação referente à campanha em sua cidade e queira participar, saiba quais são as condições favoráveis dos doadores para fomentar sua campanha:
A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Para cada bolsa de sangue quatro pessoas podem ser salvas. Quatro vidas gratas a você, independente de te conhecerem. Participe da campanha Junho Vermelho, doe sangue e restaure a esperança na vida de muitas pessoas.