Informações sobre o Exame de Medicina do trabalho
A Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores e a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e estas com seu ambiente e o trabalho.
A Medicina do trabalho está construída sobre dois pilares: A Clínica e a Saúde pública. Sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador.
Os exames complementares são de acordo com o PPRA de cada empresa.Sendo necessário a realização dos mesmos.
É um teste de diagnóstico que monitora a atividade elétrica cerebral do trabalhador, a fim de descartar distúrbios neurológicos ou de consciência.
Trata-se de um teste simples, rápido, indolor e não invasivo, que avalia os impulsos elétricos durante alguns minutos e gera gráficos de linha.
O exame costuma ser realizado em trabalhadores que têm em sua rotina atividades em altura, com operação de máquinas perigosas ou com potencial de provocar danos à sua segurança e de outras pessoas.
É um teste de diagnóstico que mede a capacidade respiratória do trabalhador é simples, rápido e indolor.
A espirometria ocupacional serve para detectar o surgimento de doenças ou monitorar agravos às estruturas que formam o sistema respiratório.
Geralmente realizado por trabalhadores que estão expostos em ambientes com poeira ou produtos químicos.