Top
Responsável Técnico: Dr. Leandro Paulo Bazzaneze - CRM/SC 8095
FEVEREIRO LARANJA E ROXO I  Conscientização da Leucemia, Lúpus,  Fibromialgia e  Mal ou Doença de Alzheimer

MARÇO VERMELHO I Conscientização do Câncer de Rim

Toda segunda quinta-feira do mês de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim. Neste ano, a data é nesta quinta-feira (14). Dentre tantas patologias já conhecidas, quando o tema é câncer, pouco se fala sobre o renal e tudo que envolve o diagnóstico e tratamento. Esse tipo de câncer pode ser considerado relativamente incomum, atingindo cerca de 150 mil pessoas no mundo, em sua maioria homens na faixa etária de 50 aos 70 anos.

No Brasil, a incidência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes.

Sobre o Cancer de Rim

O câncer de rim corresponde a 3% de todos os tumores malignos. Sua incidência tem aumentado 2% a cada ano. É duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e geralmente acomete pessoas entre os 55 e 75 anos de idade, sendo relativamente raro em indivíduos abaixo de 45 anos de idade.

Poucos tumores malignos têm velocidade de crescimento tão variável quanto os de rim. Há pacientes em que a doença evolui de forma lenta durante anos, enquanto outros apresentam crescimento rápido e disseminação em poucos meses.

Quando os tumores renais são diagnosticados incidentalmente, durante exames para avaliar outros problemas de saúde, geralmente ainda são pequenos e confinados ao próprio órgão.


Câncer renal e seus tipos

Há 5 diferentes tipos de câncer renal, sendo eles:

Carcinoma Renal de Células Claras:

Conhecido com RCC (Renal Cell Carcinoma) é o mais comum, ocorrendo em 70% a 90% dos casos. Ele tem origem no tubo responsável por filtrar as purezas do sangue.


Carcinoma Papilar:

Menos comum, este câncer atinge cerca de 10% a 15% dos casos. É um tipo agressivo que pode causar metástase. Costuma causar obstrução das vias urinárias, gerando dor. Existe o carcinoma papilar tipo 1 e o tipo 2.


Carcinoma Renal Cromófobo:

Ocorre em cerca 5% dos casos e é considerado um dos menos agressivos.


Ductos Coletores:

Tipo de câncer extremamente raro que afeta uma estrutura do rim chamado Tubo de Bellini.


Sarcomatóides:

Em geral ocorre em concomitância aos outros tipos, principalmente ao carcinoma de células claras, sendo um componente do mesmo e com características mais agressivas.


Causas e Tratamento

O câncer renal tem causas variadas como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, insuficiência renal terminal e histórico familiar, bem como algumas síndromes clínicas raras, presença de doença renal cística adquirida, uso prolongado de analgésicos não esteroides, e exposição ocupacional a alguns agentes como cádmio e derivados de petróleo, entre outros.


O tratamento depende de fatores variados desde o tipo e extensão do câncer até as condições clínicas do paciente, podendo incluir cirurgia e/ou terapias de alvo molecular. Este é um tumor que não responde a quimioterapia, a exceção são os tumores do ducto de Bellini. "Temos obtido excelentes resultados no uso da imunoterapia isolada ou combinada entre elas ou com terapia alvo no tratamento de tumores renais. Atualmente no Brasil já disponível para uso isolado na falha de um tratamento inicial.


JANEIRO BRANCO – Conscientização sobre a Saúde Mental
LIGUE AGORA
(47) 3631 0000 I (47) 3631 0001
(47) 3631 0002 I (47) 3631 0030
ONDE ESTAMOS
Rua Frederico Rank, 530 I Rio Negro
São Bento do Sul I SC.
ENVIEI UM E-MAIL
contato@cemox.com.br